5 S de Kaizen, Growth Mindset e Gestão Lean - Métodos usados na Gestão integrada de Recursos Humanos

5 S de Kaizen, Growth Mindset e Gestão Lean - Métodos usados na Gestão integrada de Recursos Humanos

As velhas formas de gerir funcionários estão ultrapassadas. O mundo dos negócios mudou. Mais do que nunca, isto significa que os gestores também necessitam de mudar para poderem superar estes novos desafios.

Eis aqui 3 metodologias que quando aplicadas em simultâneo causam um impacto positivo na gestão de pessoas:

1 - Os 5S de Kaizen.

O 5S é um método Lean e uma das fundações do Kaizen. Ele consiste em 5 passos consecutivos que permitem que qualquer equipa organize o seu ambiente de trabalho para a eficiência máxima de processo.

Os 5S representam:

  • Utilização (Seiri)

Separe as ferramentas, instruções e materiais exigidos daqueles que são desnecessários. Remova tudo que não é necessário da sua área de trabalho.

  • Organização (Seiton)

Classifique e organize todas as ferramentas, equipamentos, arquivos, dados, materiais e recursos para poder localizá-los facilmente. Rotule todas os locais de armazenagem, ferramentas e equipamentos.

  • Limpeza (Seiso)

Defina padrões para limpeza. Limpe e remova todo o lixo e sujeira. A limpeza fornece um espaço de trabalho seguro e permite a visualização de potenciais problemas (p. ex., vazamentos, partes soltas, documentos ou materiais perdidos).

  • Padronização (Seiketsu)

Engaje a mão-de-obra para desempenhar sistematicamente os passos 1, 2 e 3 diariamente, para manter o espaço de trabalho em perfeita condição, como um processo padronizado. Estabeleça cronogramas e defina expectativas de adesão.

  • Disciplina (Shitsuke)

Crie compromisso organizacional para que o 5S se torne um dos seus valores organizacionais, para que todos possam transformá-lo em um hábito.

 

2 - Growth Mindset.

Traduzido para o português, growth mindset quer dizer mentalidade em crescimento e diz respeito a mentes que procuram sempre se desenvolver e enfrentar os desafios surgidos ao longo do caminho como uma maneira de evolução. Ou seja, esse tipo de método é desenvolvido quando as pessoas estão dispostas a errarem e aprenderam continuamente.

 Criada por Carol Dweck, psicóloga norte-americana, a expressão growth mindset quer dizer programação mental e é uma estratégia, um método que exercita a capacidade mental dos líderes para conduzir as suas equipas. A forma como cada líder trabalha a sua mente e pensa é uma capacidade importante quando se almeja liderar.

Em momentos como este de crise, que lidamos atualmente, o papel dos líderes nunca foi tão importante. As pessoas estão sensíveis, emotivas e esperam muito dos seus líderes para lidarem com a questão profissional e se manterem produtivas.

 Um líder que consegue desenvolver o growth mindset tem maiores possibilidades de conquistar o sucesso dos seus liderados e realizar grandes transformações dentro de uma marca de varejo, especialmente se souber envolver as pessoas no centro deste processo.

 

3 - Gestão Lean.

A gestão Lean encoraja a responsabilidade e liderança compartilhadas.

Por isso, os dois principais pilares da metodologia Lean são:

  • Respeito pelas pessoas

  • Melhoria contínuas

A gestão Lean funciona mais como um guia para a construção de uma organização estável que evolui constantemente e ajuda a identificar problemas atuais e removê-los.

  • O propósito principal da gestão Lean é criar valor para o consumidor ao otimizar os recursos.

  • Os princípios da gestão Lean buscam criar um fluxo de trabalho estável com base na demanda real dos consumidores.

  • A melhoria continua é uma grande parte da gestão Lean, garantindo que todo funcionário esteja envolvido no processo de melhoria.

Você pode aplicar o conceito de Lean em qualquer negócio ou processo de produção, desde fabricação até marketing e desenvolvimento de software.

A metodologia Lean conta com 3 ideias simples:

  • entregar valor do ponto de vista do seu consumidor

  • eliminar desperdícios (coisas que não agregam valor ao produto final)

  • melhoria contínua

 No final, os princípios de gestão Lean permitirão que você crie um sistema de produção estável com uma alta chance de melhoria geral de desempenho.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.